Devaneios

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Calvin

Escola - Sangue

Sangue é vermelho,é vida.

-----------------------------------------------------------------------------

Eu não gosto de sangue e toda vez que vejo sinto algo estranho em mim, mas há uns dias eu vi sangue e não senti nada.
Situação, eu na sala de aula que dá mais problema para mim e para vários professores, na sexta aula de terça-feira, com a escola beirando ao caos, com umas 4 salas no pátio, e além de olhar minha sala problema, tinham várias pessoas passeando pelo pátio indo na porta da sala ou na janela infernizar pois minha sala é a primeira da escola, e meus alunos não são anjos e não levam desaforo para casa, qualquer um que mexe com eles e retrucam. Então nesse meio e com muitos problemas de indisciplina na sala, pedi aos alunos ilustrarem um poema, pois eu estava esgotado de atividades que dessem certo, e uma professora sugeriu fazer algo diferente e eu fiz, mas os alunos tem um problema que eles não gostam de muita coisa, mesmo eu passando a atividade alguns entregam de qualquer jeito e começam a bagunçar e por momentos gritei, gritei e gritei, até que quase para terminar a aula pedi para entregar os desenhos e houve um tumulto em sala e alguém empurrou alguém, choque de aluno com aluno, e um caiu com a testa na quina da mesa e cortou a testa e saiu sangue muito sangue, eu olhei e pensei, "To ferrado", pois eu estava muito mal, depois daquilo pensei em largar as aulas de acabar com tudo, mas conversei com os colegas e me ajudaram a superar isso. Agora saiu como o vilão e na verdade sou mesmo, eu errei eu não deixar a sala controlada, e eu errei por escolher uma atividade que ia me causar problema e eu conhecendo a sala nos três bimestre que são seis meses devia saber, mas quando eu entro na sala eu esqueço muitas coisas que aprendi e as consequencias estão ai.
Eu vi sangue e perdi completamente o medo de sangue, posso dizer que ainda bem que estão acontecendo essas coisas agora no começo de carreira, pois mais adiante vou poder ligar melhor com as mais diferentes situações, e depois de um tempo já esqueci e comecei a brincar, pois se levar a sério demais não vou poder suportar mais nada.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Calvin

Escola - Descontrole

A escuridão do ódio, destroe tudo, as coisas começam a embaralhar, palavras começar a sumir e letrar começam a ser trocadas.
--------------------------------------------------------------------------------
Posso dizer que estou com as sequelas ainda dos meus atos, minha cabeça ainda doi, e tenho dificuldades para dormir, e pensei, este é um relato de um professor, que imagino que não era para ser assim, eu não estudei para ter todos os meus sonhos esmagados e destruidos, e a cada dia vou morrendo aos poucos, é isso que eu trouxe para mim?
Eu fiz tudo o que os meus colegas professores com mais experiencia fizeram, tentei procurar as atividades adequadas, tentei criar novas maneiras de aprender, e ver que minha sala não me escuta e escutar dos outros exemplos que não cabem ao meu caso é muito tenso.
Existe algo na quinta série que não entendo é como eles são maldosos e querem ver o mal das outras pessoas, e o egoismo predomina, eu como professor tento ensinar que não é assim, e realmente não é, só que os alunos estão começando a me converser que o mundo é mal e o egoismo de todos predominam.
A situação, eu entro na sala e esta uma bagunça, eu dou meu show de gritos e palavras para fazer o aluno acordar perceber as coisa ruins que ele faz, mostrar como suas ações refletem no outro, só que caio no problema de maturidade do aluno. Algo que acontece na sala é que alunos gostam de mexer com os outros e a bolinha de papel, ai tem uma aluno que fica toda hora no lixo, pega as bolinhas e joga, isso é um comportamento que acontece com frequencia, então o sangue subiu em mim, minha revolta conta aquele situação que eu estava vivendo, eu falei com os alunos e eles não entendem, me cansou peguei o lixo e falei que você quer bolinha, quer lixo, e eu joguei o lixo na mesa dele toda, e joguei e a sala ficou louca e louca mesmo e os gritos ecoaram por toda a escola. Só de lembrar meu corpo tem memória de como me senti, me lembrei e senti o nervoso, depois veio a Vice-Diretora, falar coisas que eu já sabia, mas o que adianta ela não faz nada, então fica a mesma coisa, depois comecei a tremer na saída e as professoras com mais tempo de casa, me aconselharam, então vou ter que aguentar, pois 300 reais são dinheiro e eu preciso.
O problema são as sequelas, por causa dos problemas eu comecei a escrever errado na lousa, gritar com gente que não merece, não preparo aula, me desmotivo para entrar em outras salas, e as faltas, realmente as faltas que eu vou ter que dar para aguentar até o fim do ano.
Triste. Mas depois dessas experiencias eu entendo muita coisa.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Escola - Dizeres

Um dia ouvi de um professor, 'nada como um dia após o outro', claro que sempre ouvia essa frase em programas que falavam de Alcoolicos Anonimos, mas o professor tem que viver uma aula de cada vez se quer sobreviver e não levar os problemas de uma sala para outra, se não serão 2, 3, 4 ou mais problemas para resolver.

Outro professor falou para eu não levar livros para sala, pois conformo o tempo você não precisa mais olhar os livros para explicar a matéria, até que ele tem um pouco de razão mas ainda não cheguei nesse nível, eu quero e ainda vou, mas tem alguns alunos que me irritam falando que não sei escrever certas palavras, isso é triste, fazer o que, eu sou professor de português e ja dei umas mancadas escrevendo errado na lousa, e acho estranho, pois eu copio de um lugar para escrever na lousa e algumas vezes eu copio errado, espero melhorar meu jeito.

Um professor me falou que é bom falar o minímo possível em sala, falar só o necessário e com um tom mais baixo, pois os aluno se acostumam com o silencio, até que falar menos e parar de falar traz um resultado em sala, já tentei e funcionou, mas so no médio, pois no fundamental não funciona com tanta frequencia, e tom de voz tento falar baixo e preciso falar, pois no momento alguns alunos estão gritando em sala e acho que é minha culpa, eles estão seguindo um defeito meu, só não tendo porque eles não seguem coisas boas que eu faço, pois faço coisas boas.

Outra me falou para eu dar me aula e esquecer tudo depois que sair da sala pois os alunos não valem o meu pensamento, ou pensar neles fora da aula, pois eles não se importam com o professor, e o mesmo o professor não se importar com o aluno, se importar apenas com fazer com que o aluno saiba, ou decore para fazer as provas, pois quase tudo que o aluno ve na escola ele esquece, pois é triste dizer mas ele não usa para nada no seu dia-a-dia.

Outro me disse que nunca vamos agradar ninguém, a coisa mais difícil é agradar alunos, alunos reclamam de tudo, nada esta bom para eles.

Calvin

Escola -

Dias e dias atrás as coisas se esquecem.

---------------------------------------------------------------------

Desde 2007 que estou na vida de professor, e vou dizer que comeceu com muito otimism, os professores que eu fiz estágio eles realmente davam aula, claro que tinham seus problemas mas sabiam administrar bem a sala de aula.

Eu fiz os estágios e depois fui trabalhar de eventual nas mesmas salas, eu minha recepção não foi de toda agradável, pois vi a diferença entre um professor da sala e um professor eventual (talvez já comentei isso, mas vou falar de novo). Na sala de aula, alguns professores falavam que além de ter a ver com o professor sabendo a matéria, o aluno ir com a cara do professor. Quando era eventual os alunos me viam me não me levaram muito a sério, então eu não me stressava, eu passava minha matéria simples e administrava o minímo de problemas, tem dias que os alunos estavam a fim de algo e outros dias não, mas a maioria eu levava bem as aulas de eventual, agora outros dias eu não me dava bem e os alunos me irritavam e eu irritava eles. E tinham algumas salas eram bem suaves eu não passava nada e eles ficavam de boa. Eram aulas boas.

Pois eu passava muito stress por alunos mal-educados e folgados, eu lembro de um dia chegar em casa e falar para minha mãe, "os alunos não querem nada com nada to cansado, e nem tenho vontade de ir'', claro que isso eu penso todo dia, e demorei uns 2 meses para receber, mas não desisti, e até hoje não consegui, recebo uma grana, tenho um tempo livre (esse post ta bem repetitivo acho, nem to lendo o que escrevo). Desde de esse tempo tenho esse problema de os alunos serem o problema, lenho tanta coisas falando que o problema é o professor que não domina a matéria, e falta lição em sala, ou falta de desafios para o aluno, aulas chatas e enfadonhas, e os alunos veem a aparencia do professor, ou tem um prazer sadico de fazer o professor ficar nervoso, e vejo que eu me preparava bem, mostrava as atividades e fazia tudo certo e mesmo assim eu não conseguia um bom aproveitamento na sala e nem hoje em consigo, é simples como o inglês, eu nem preciso de livro para ensinar inglês ou fazer a apostila, mas eu tenho o domínio da matéria mas a minha sala tem sérios problemas, cada as coisas boas da profissão?

apenas divagações aqui, penso em apenas att

sábado, 11 de setembro de 2010

Calvin



Escola - Licença

As horas passam na escuridão de sábado e só isso.

--------------------------------------------------------------------

Nesse semana posso riscar mais um coisa da minha lista, tirei uma licença por causa de conjutivite, muito triste mas é verdade, e até que vieram a cahlhar essas mini-férias, pois eu estava completamente cansado stressado e sem rumo, pois eu chego na escola e não me sinto bem, sempre vem a minha mente trocar de profissão, trabalhar em outra coisas e fazer outras coisas, só que a situação aqui é outra, eu não posso no momento trocar de emprego pois preciso receber e tenho contas a pagar, coisas básicas e normal do mês, é triste dizer que eu não estou feliz com a profissão que eu me dediquei tanto não é a correta para mim, e as vezes faço coisas que penso que professor não faria, e muitas pessoas podem me olhar e me achar acomodado, mas não estou nem ai o fato é estou cansado, frustrado e não vejo a hora de acabar o ano e ter minhas férias a experiencia que tive esse ano é simples, nunca mais peguei quinta série, pois na sétima e terceiro ano, me sinto normal, nem bom nem ruim eu me viro bem. Então vejo que o esquema de perfil funciona. Fugi do assunto, mas a licença por doença veio a calhar. Não gostei aqui em casa me sinto um inutil, fazer o que.

Pensei que esses dias ia fazer posts sobre minhas experiencias em sala, então tenho que cavar na memória para postar aqui, ir no passado, as vezes é doloroso.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Escola - Leitura

A cada dia minha memória se vai, chego em casa e esqueço do meu dia.
--------------------------------------------------------------------------
Cada série tem seus problemas, é um dos problemas do ensino médio é o desinteresse ou a preguiça, ou sono, são muitos os problemas que é difícil apontar só um, bom um grande problema é a leitura, os aluno por mais incrível que pareça não sabem ler, não sabem interpretar, eu falo isso em sala e os alunos riem, mas é a mais pura verdade, eu passo alguns questionários dos textos, e pensando bem faço muito isso, e as respostas estão no proprio texto e ficam me perguntando sobre como responder ou a resposta, então ficamos dessa maneira, a leitura é tudo, estava observando as habilidades e competencias, e todos são leitura, só saber ler, apenas isso. E muitos tem dificuldade, e quando eu falo que eles tem que ler, riem e zoam, então penso onde está o problema se é em mim que falo para ler, ou os alunos que não entendem o que eu digo.
Pensei em escrever algo bom sobre leitura, mas me perdi com tantas letras, acho que não alcansei quem devia, meu olhos estão irritados, então a leitura está atrapalhada, estou apenas indo por ir, pois acho que já desisti de muitas coisas, o que é triste, estudei e me diverti na faculdade para fazer o meu melhor, e quando chego em sala vejo todos os alunos zoando com os professores, brigando uns com os outros, de matando e destruido as escolas, eu não é só uma são todas, eu passei por muitas, tem uns que querem que nós os eduquemos, pois não tem o minímo de respeito com as pessoas, temos que mostrar tudo. Tudo. Tudo.
Não faz muito sentido esse texto porém me perdi no meu das minhas lágrimas da profissão.

Volta as Aulas


Calvin


Escola - Conversas

Hoje meus olhos me enganam por estar tão vermelhos.
-----------------------------------------------------------------
Hoje em sala tentei conversar sobre como os alunos veem a escola, então fui na sala que eu tenho menos problema, então tentei e mostrei todos os problemas que eles causavam em sala, digo eles pois falavam alto, brigavam com os outros, não realizavam as atividades, gritavam, e sei lá mais o que, mas algo que me chama a atenção são as brigas físicas, um exemplo que vejo é um aluno vai jogar um papel no lixo, quando ele passa pelas carteiras alguns aluno poe a perna na frente para cair ou batem nos braços ou nas costas do aluno, e o aluno que vai revida, chutando ou batendo com a mão mesmo ou o aluno que se levanta para o lixo, para na cabeça dos sentado e ai começam outras brigas, então fico me perguntando como professor fala para o aluno que isso é errado, todas as revistas e livros falam que temos que conversar com o aluno e expor as consequencias de seus atos e como pequenas atitudes podem afetar os outros, bom eu falei e tentei, mas não surtiu um efeito desejável, voltei na sala e os mesmo problemas, dai lembrei eles sobre o que tinhamos conversado sobre violencia com o colega, só ouvi nah, ou uhum.
Então as conversar foram para o espaço, mesma coisas com as regras que escrevi com todos eles e vistei que mostram todas as regras de como se portar na sala, e vi que as folhas voaram pelo ar e foram pisadas por todas. A cada dia espero que o ano passe mais rápido do que esta passando.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Calvin


Escola - Feriado

Sem lembranças, as vezes ter a mente em branco é muito bom.
-----------------------------------------------------------------------
Passei o feriado sem ir para escola, então sem posts de reclamações ou coisas ruins na sala de aula, então não quero lembrar de nada, e pensando bem foi um feriado bom, não fui para escola, não corrigi nada, não preparei aula, não fiz nada relacionado na escola, ficou bom, mas amanha acaba meu sonho e volta a cruel realidade.

sábado, 4 de setembro de 2010

Tirinhas

Escola - FDS

Todos os sabados são iguais, uma hora eles tem que terminar.

---------------------------------------------------------------------------

Sabados e domingo seriam para descansar, bom até quem tem algumas pessoas que trabalham de sabado e domingo, mas alguns empregos como o de professor, pelo aparentemente é apenas de segunda a sexta, o que é um engano horrível, eu devia agora estar corrigindo ou preparando aula, os que eu não faço isso hoje e já parei de fazer isso há muito tempo só de vez em quando tiro 10 minutos do meu fds para isso, pois não compensa muito, por exemplo, tenho que corrigir as redações mas minha experiencia de correção é simples eu corrigia escrevia tudo realmente fazia todo o serviço para mostrar os erros para o aluno e ajudar ele a melhor, só que quando o professor entrega a redação ou a prova o aluno ve a nota, amassa o papel da redação ou prova e joga no lixo, ou até já vi jogar no chão, eu perguntava para o aluno porque ele tinha feito isso, me dizia que ja viu o nota e para que guardar, eu falava olha eu escrevi algumas coisas ai para voce ler, e me respondia ta bom, na quinta séria a reação é diferente eles falam se pode colar no caderno e eu falo que pode sim, então a atividade fica lá, mas para por ai, pois eles não leem o que eu escrevi ou qualquer professor escreveu na folha, o que importa é a nota mesmo, então nem me preocupo com a correção mais, são poucos os alunos que pedem um feedback sobre as atividades são raras as exceções, e por isso que não perco meu tempo de sabado ou domingo para ficar corrigindo, e também não faço a correção nos mínimos detalhes pois não compensa, agora se realmente o salário compensasse ou trabalhasse numa escola particular que o aluno tivesse o interesse e lógico obrigado pelo direção eu teria um cuidado maior, pois saberia que meu trabalho teria um fruto, tenho terceiros esse ano e meu trabalho só vou realmente ver o resultado se eles forem bem no Saresp e se não vou se o professor. Não uso meu sabado, essa era a ideia do texto, mas as ideas tomaram outro rumo.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Calvin


Escola - Sonhos

Sonhos, quem precisa deles?
-------------------------------------------------------------------
Hoje eu sonhei, mas não o sonho acordado, o sonho que nós temos dormindo mesmo, e foi muito estranho, eu sonhei que estava na sala de aula gritando demais, todos meus sonhos são escuros, parecem que todos a noite, mas sei que os alunos que estavam na sala eram de várias idades e eu não conhecia nenhum, mas eu realmente fui tão intenso minha explosão de ódio e revolta, que eu acordei como se tivesse na hora, meu corpo estava todo alterado era como se tivesse acontecido, lembrei do dia anterior e alguns dias atrás que tive a explosão de revolta, não digo raiva ou ódio, pois não sinto isso pelos meus alunos, eles são crianças, o que me revolta e a forma que eles agem em sala, não consegui dormir depois, meu corpo realmente estava alterado, e pensei nossa, sei que já sonhei com coisas que iam acontecer e sonhei com algumas escolas que passei e depois eu realmente estava na escola, só espero que isso não aconteça.
Agora, o sonho que se sonha acordado, na escola o governo está entregando vários livros, vários livros para os alunos e professores também, dizem que para o professor aumentar sua biblioteca pessoal, e eram vários kits diferentes um livro mais bonito que o outro, e também bem atuais e achei incrível pois existiam uns livros lá que se comprarmos na loja custam uns 50, 100, 200 reais, e o meu kit, vi os kits e troquei umas três vezes, até que peguei um kit que tinha um livro que nem acreditei 'Toda Mafalda' um livro com todas as tirinhas da Mafalda, puxa fiquei feliz, posso dizer que essa talvez seja a única vez que digo que uma iniciativa do governo me deixou feliz.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Escola - Professora

Escola - Gritos

eu ouço vozes ou gritos ainda não defini o barulho que me perturba.

----------------------------------------------------------

Hoje o dia não foi tão ruim assim, o que foi ruim foi uma sala de quinta série que me deixou com uma dor de cabeça do caramba, eles não falam gritam, e quando um grita o outro grita, e quando outro grita outro grita e outro grita, e chegou uma hora que os gritos começaram a fazer parte da minha audição o que começou a me encomodar pois ja estava me acostumando, sala com muitas meninas briguentas e com uma força impressíonante na voz, que me faz pensar, nossa realmente suas mães tem que aguentar os gritos em casa, e imagina eu que aguentei uns 20 gritos meu ouvido acho q nem dois mais, parecia que as palavras se multiplicaram, eu digo em questão de sonoridade, as coisa estão eu ruins, acho que este é o único momento que quero ressaltar hoje o grito da juventude, que me pegou de surpresa, sem falar no ensino médio que fiquei 100 minutos esperando uma redação de 25 linhas, eu grito em sala, mas hoje eu não competi com eles pois realmente eu sou um só e vi que eram 20 que gritaram, o triste é que outros alunos cobraram providências minhas e eu vi que estava incomodando, mas eu não tinha muito o que fazer, dores de cabeças e dores de garganta, dores de ouvido, foram as coisas que eu e os alunos aprendemos hoje quais as dores que podem ser ocosionadas em sala de aula.


Uma professora falou que o ambiente escolar é hóstil, concordo com ela, mas ai chegou outra professora para tirar um sarro, falou que hóstil era uma coisa boa, pois o que o padre da na igreja não é a hóstia?

Escola - Mat