Sonhos, sonhos? ah, sonhos.
-----------------------------------------------------------------
Sempre falo que a escola é onde os sonhos morrem, digo isso pelo que vejo, em relação ao estado, pois é onde trabalho, não sei da prefeuitura ou de particular, mas sei que tudo tem seus momentos bons e ruins, como qualquer emprego.
Os sonhos morrem pois primeiro pelo salário, as vezes tem problemas no salário pois e pode demorar um pouco para chegar pois a situação de pagamentos no estado é uma bagunça nem o secretário sabe explicar, o estado que briga com a fazenda ou vice-versa. Outro são como conseguir aulas, concurso que é algo muito dificil que poucas pessoas passam, pois as questões são bem complicadas pois se é professor mesmo você em sala de aula não ve nada disso, você tem que estudar por fora, a pedagogias muitas vezes parece um conto de fadas.A matéria especifica nem se fala, mas concurso outro sonho.
Então nesse tempo de não concurso há o cadastro de professores que agora é temporário, antes você se cadastrava e podia trabalhar todos os anos o que era bom até, eles pagam aposentadória, tinha um vale coxinha, o iamspe, mas o sonho acabou, agora os temporários ficam um ano sim e um não, é por isso que não existem mais professores eventuais, que são sempre os que tão começando que não tem tantos pontos para conseguir ficam de eventual que é caso o professor falta o eventual entra na sala, não existe.
Eventual, uma classe completamente desvalorizada na escola estadual pois eventuais cobrem o professor que falta, é necessário nas escolas, mas entre os professores já olham meio de lado, pois saem brincadeiras que o eventual espera as desgraças dos professores para trabalharem, torcem para o professor faltar. Bom e na sala, os professores não podem pegar tão pesado nos alunos pois so vemos eles de vez em quando e não adianta gritar e espeniar na sala contra o aluno pois não há nenhum vinculo, pois eventual não da nota, e vem para passar uma atividades para que os alunos fiquem em sala com aula, mas nem todos fazem e muitos acham a oportunidade para bagunçar, alguns alunos gostam pois não vão ter aula de um certo professor. Sonho destruido pois na maioria das vezes ninguém vai com a sua cara (mas acho que isso é em todo o lugar), o pior é que preparar atividades muitos simples e que tem que ser realizadas em uma aula, ai seu conhecimento vai para algum lugar, e o salário de eventual demora dois meses para cair entao, o professor eventual trabalhar 2 meses de graça, e passa cada problema que realmente da vontade de desistir.
Ai para ter uma renda legal, as vezes tem que ir em mais de uma escola, pois as vezes uma escola não tem o número de aulas que você deseja e tem que procurar outras o que é bem complicado na questão de horário, as vezes tem escolas que colocam no mesmo horário as aulas, e as escolas deviam resolver isso, e muitas vezes não resolvem, professores com horário é uma briga feia, mas o pior é a escola não mudar e a pessoa ter que largar, e o professor quando larga aula se não for por uma carga maior, sofre o risco de entrar na lista de impedidos, uma lista de nomes de professores que largaram as aulas no ano e não podem participar de atribuições para conseguir aulas. Impedido de trabalhar por erro dos outros, ou por má vontade (sei que não acontece só na escola, mas é para pensar um pouco).
Até agora, problemas com aula, salário, não poder trabalhar, estudar e não aplicar em sala, por enquanto já vejo umas rachaduras nos sonhos.
Aí as categorias, trabalhar um ano sim e outro não (meu caso, solução: concurso), aí temos o maior problemas de todos: os alunos, sério eles são um problema maior, ouço muito que um bom dia na escola é quando não tem aluno, e muitas ou quase todas as vezes eu concordo, ai alguém pode falar você e pago para ver aluno, ensinar, passar seus conhecimentos e bla bla, exatamente isso, mas não sou pago para brigar, separar brigas, gritar, ser humilhado, para perder a voz, ter problemas de nervoso, para ficar com alergia de giz, para ter dor nas pernas, para ouvir de pessoas 'voce não é meu pai', 'quem é voce para falar isso', 'eu odeio a escola, essa aula...' e mais outras coisas mais pesadas, então são novas funções que eu não sabia.
Sinceramenti, cansei, ainda não aprendi como ter a plena atenção de todos na sala, como fazer com que todos fizessem a atividade, ah sei sim, vi no outro post, medo e violencia, sempre funciona, porém me canso.
Cansei desse post. Estou escrevendo pois quero manter vivo esse blog, um desabafo que faz bem, tive uma ideia de posts é fazer algumas redações propostas do enem mas de um jeito bem diferente.